"A qualquer pessoa, em qualquer lugar e qualquer tempo, o acesso ao conhecimento".
(ITS Brasil. Educação a Distância. Disponível em http://www.educacaoadistancia.org.br/)
As TIC são utilizadas na educação em contextos muito distintos e com objectivos diversos. Habituamo-nos a ver a utilização das mesmas na sala de aula e cada vez mais de forma intensificada, quer pelo uso de apresentações electrónicas, por parte do professor, quer pela visualização de vídeos e o recurso à pesquisa, entre outras tarefas. Trata-se de um ensino meramente presencial com recurso às tecnologias.
“O impacto das tecnologias nos modelos de educação a distância leva mesmo diversos autores a identificarem o surgimento e consequente adopção pelos sistemas de educação a distância de novas tecnologias, como um processo de desenvolvimento de “gerações de inovação tecnológica” no domínio da educação a distância” (Gomes, 2005).
Ao ensino realizado através de meios electrónicos chamamos E-Learning. Este pode ser presencial ou não, o que acontece no Mestrado que estamos a frequentar. As vantagens mais ressaltadas deste método de ensino são a ruptura das barreiras geográficas e temporais e a criação/replicação e disponibilização de conteúdos.
Não nos podemos esquecer que também temos ensino a distância, método utilizado pela Universidade Aberta, por exemplo, onde a ruptura das barreiras geográficas e temporais é predominante e a utilização de uma plataforma tecnológica imprescindível.
Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito. Disponível em http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/06MariaGomes.pdf. Consultado em 17.01.2011
“O impacto das tecnologias nos modelos de educação a distância leva mesmo diversos autores a identificarem o surgimento e consequente adopção pelos sistemas de educação a distância de novas tecnologias, como um processo de desenvolvimento de “gerações de inovação tecnológica” no domínio da educação a distância” (Gomes, 2005).
Ao ensino realizado através de meios electrónicos chamamos E-Learning. Este pode ser presencial ou não, o que acontece no Mestrado que estamos a frequentar. As vantagens mais ressaltadas deste método de ensino são a ruptura das barreiras geográficas e temporais e a criação/replicação e disponibilização de conteúdos.
Não nos podemos esquecer que também temos ensino a distância, método utilizado pela Universidade Aberta, por exemplo, onde a ruptura das barreiras geográficas e temporais é predominante e a utilização de uma plataforma tecnológica imprescindível.
Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito. Disponível em http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/06MariaGomes.pdf. Consultado em 17.01.2011
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