De volta aos conceitos...

Já falei do e-Learning, fica agora um conceito de b-Learning e m-Learning.

"O e-Learning, enquanto modalidade de formação a distância e em algumas situações de formação em regime misto (b-learning) implica também a disponibilização de materiais (referentes aos conteúdos de ensino, frequentemente referidos por e-conteúdos) especificamente construídos para estes ambientes de aprendizagem." (Gomes, 2005:234)

O b-Learning refere-se então a um sistema de formação onde os conteúdos são maioritariamente transmitidos à distância, normalmente pela Internet. Esta modalidade, além das situações online, tem também situações presenciais, daí a origem da designação blended (misto).

O m-Learning (mobile learning), ou aprendizagem móvel é também uma das modalidades de e-learning. è uma modalidade de ensino em que os participantes fazem uso de dispositivos móveis.

"O M-Learning é a fusão de diversas tecnologias de processamento e comunicação de dados que permite ao grupo de estudantes e aos professores uma maior interação. Basicamente, o M-Learning faz uso das tecnologias de redes sem fio, dos novos recursos fornecidos pela telefonia celular, (...) dos serviços de correio de voz, serviços de mensagens curtas (SMS), da capacidade de transmissão de fotos, serviços de e-mail, múltimidia message service (MMS) e provavelmente em pouco tempo estará disponível o uso de vídeo sob demanda." (Pelissoli & Loyolla, 2004) 

Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito. Disponível em http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/06MariaGomes.pdf. Consultado em 25.01.2011

Pelissoli, L. & Loyolla, W. (2004). Aprendizado Móvel (M-Learning): Dispositivos e Cenários. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm. Consultado em 25.01.2011 

Sem comentários:

Enviar um comentário