Potencial Educativo dos E-Portefólios

Análise do artigo POTENCIAL EDUCATIVO DOS E-PORTEFÓLIOS da autoria de Maria João Gomes e Ana Paula Alves (2010):

A construção de um portefólio pode ter subjacente objectivos de natureza distinta, (…) podem constituir-se como meios de promoção, divulgação e marketing de um produto ou empresa ou um “argumento” na procura de emprego, quando nos reportamos aos campos profissionais em geral. Num (...) contexto educacional, o desenvolvimento de portefólios pode constituir uma estratégia de promoção de aprendizagens, um registo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, um instrumento de avaliação académica dos alunos ou de desempenho profissional dos professores, entre outras possibilidade de exploração”. (Gomes; Alves, 2010:3)

As autoras referiram alguns exemplos para os quais um portefólio de um estudante pode, por exemplo, ser usado, entre eles demonstrar o seu desempenho e realizações, podendo ser compartilhado ou usado para documentar resultados da sua aprendizagem num curso e pode incluir a descrição, a motivação e a discussão de artefactos digitais, resultando numa importante ferramenta para representação, reflexão e revisão.

Um e-portefólio é uma colecção de artefactos digitais incluindo demonstrações, recursos e realizacões que representam um indivíduo, grupo ou instituição. Essa colecção pode ser constituída de elementos de texto, grafismo ou elementos multimédia arquivados num website ou noutro media como um CD-ROM ou DVD. (…) Os e-portefólios motivam a reflexão pessoal e frequentemente envolvem a troca de ideias e o feedback. (LORENZO; ITTELSON, 2005, p. 1)”. (Gomes; Alves, 2010:4)

Os portefólios também foram um sucesso com os pais. […] Um conjunto de pais ficou impressionado com o desenvolvimento dos seus filhos entre o primeiro e o último artefacto dos seus portefólios. […] O produto final ajudou os pais a entender o crescimento académico dos seus filhos, em matemática. (KOELPER; MESSERGES, 2003, p. 37)” (Gomes; Alves, 2010:6)

Os e-portefólios facilitam a incorporação de elementos multimédia, têm uma visibilidade acrescida e facilitada, permitindo um acesso simultâneo por professores, alunos e famílias, facilitando e criando condições para um feedback por parte do professor, por exemplo. O desenvolvimento deste portefólios digitais implica o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos o que representa uma vantagem adicional à sua adopção.

Os benefícios de um e-portefólio tipicamente derivam da troca de ideias e do feedback entre o autor e aqueles que interagem com o e-portefólio”. (LORENZO; ITTELSON, 2005, p. 2).

Gomes, M. J. & Alves, A. P. (2010). Potencial Educativo dos E-Portefólios. Revista E-Curriculum v.5, n.2., São Paulo. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.


Reflexão sobre...

Relatando um pouco da minha experiência… nos anos em que estive a trabalhar com alunos de 8º ano em Área de Projecto, senti necessidade de lhes mostrar que o trabalho que eles produziam era mais útil do que eles poderiam pensar.
No início escolhiam temas e trabalhos que estavam habituados a fazer e se sentiam mais à vontade para escrever. Na maioria dos casos limitavam-se essencialmente a copiar e colar de livros, revistas e posteriormente da Internet.
Desde que lhes sugeri a elaboração de blogues e lhes demonstrei as vantagens dos mesmos, as suas expectativas perante esta área curricular não disciplinar aumentaram, bem como a aprendizagem de novas ferramentas.
Sugeri-lhes que o blogue abarcasse todos os trabalhos elaborados por eles, nas nossas aulas, e sempre que possível acompanhado de um pequeno texto da autoria do grupo (sempre trabalhei com a turma dividida em grupos de 3 a 4 alunos).
Foi difícil o início, mas logo perceberam a funcionalidade do blogue e o quanto era fácil de actualizar. Posso até dizer que muitos alunos (maioritariamente rapazes) se interessaram mais pelas funcionalidades do blogue do que propriamente com os resultados a colocarem lá :)
Quanto aos temas, cada grupo escolhia um, e os trabalhos a elaborarem e publicarem iam de encontro ao mesmo. No geral todos os grupos (pelo menos no último ano), criaram cartazes, desdobráveis, apresentações electrónicas – que depois passavam para slides (utilizando o slide disponível em www.slide.com) e um vídeo (a publicar no youtube). Nenhum grupo teve tempo para publicar o vídeo e colocar no blogue, para tal, publiquei-os eu, mas infelizmente não ficaram nos respectivos blogues.
Desta forma, todos os alunos (em grupo) criaram um e-portefólio, contendo todos os trabalhos elaborados, facilitando a divulgação dos mesmos. A avaliação teve por base este resultado e posso concluir com satisfação que, os alunos saíram mais enriquecidos das aulas e eu mais satisfeita com o papel de orientadora no processo. :)

Deixo aqui endereços de alguns dos blogues e dois dos vídeos publicados:

Sem comentários:

Enviar um comentário