Problemáticas da Avaliação Online

A avaliação na educação a distância é importante e deve considerar múltiplas dimensões, como a adequação da tecnologia de suporte ao público-alvo, as especificidades do curso, qualidade dos materiais de apoio, entre outras.

Tal como referido por COUTINHO, LISBÔA & JUNIOR (2009), como a educação online pressupõe a auto aprendizagem, dando espaço a que o aluno avalie o seu processo, seria interessante pensar-se num modelo de avaliação autónomo, recorrendo ao suporte comunicacional, por forma a que o aluno possa ter um feedback do seu desenvolvimento, reforçando assim a motivação, participação e formação. (COUTINHO, LISBÔA & JUNIOR, 2009:7)

Não é fácil a construção desse modelo de avaliação, mas será imprescindível aproveitar-se as potencialidades das interfaces, promovendo uma avaliação mediadora e libertadora, por exemplo, através do uso de um fórum, chat, correio electrónico, portefólio, entre outros.

Estas ferramentas podem ser encontradas na maioria das plataformas online de gestão da aprendizagem, nomeadamente da Moodle, da Blackboard, entre muitas outras. Porém, o grande problema destas plataformas é que, restringem o acesso aos que detêm nome de utilizador e senha. Assim, muitos dos conteúdos deixam de ser compartilhadas com outros utilizadores pela falta de acesso.

Os autores referem as potencialidades das ferramentas supra citadas no que respeita à avaliação.

O fórum (interface assíncrona) permitirá ao professor/formador analisar a qualidade das contribuições dos seus alunos/formandos bem como avaliar a autonomia, participação e colaboração, e interacção, visando à praxis pedagógica.

O Chat (interface síncrona) propicia ao professor/formador analisar a forma de expressão dos seus alunos, bem como o seu desempenho ao longo do curso.

O correio electrónico (interface assíncrona) pode ser usado para promover a reflexão do aluno sobre a sua aprendizagem (auto-regulação).

O Portfólio (interface assíncrona) que permite uma avaliação diagnóstica e contínua do processo da aprendizagem. No entanto, dependendo das estratégias avaliativas, o portfólio tanto pode ser um instrumento de construção de conhecimentos como um mero repositório de informações, sem nenhum dinamismo, inviabilizando, desta forma, uma reflexão crítica do desenvolvimento do formando.

O Wiki (interface assíncrona) que permite aos utilizadores a escrita colaborativa, possibilitando a construção de uma enciclopédia de conhecimentos sobre um determinado tema. O produto final gerado pelo Wiki reflecte uma edição colectiva de múltiplos utilizadores potencializando a inteligência colectiva.

 A estratégia a adoptar pelo professor/formador é pertinente pois será “um grande diferencial para que se estabeleça de fato uma comunicação bidirecional, pela descoberta, baseada na construção, na elaboração, na simulação, na discussão, com pressupostos numa proposta educativa sóciointeracionista onde a aprendizagem não acontece somente pelo sujeito, mas pelas constantes interacções com o meio social, principalmente através da linguagem (VYGOTSKY, 1998).” (COUTINHO, LISBÔA & JUNIOR, 2009:8)

Finalizo este texto com um vídeo, que na minha opinião foca esta problemática de uma forma mais particularizada:



Referências

COUTINHO, C., LISBÔA, E. & JUNIOR, J. (2009). Avaliação Online Através das Ferramentas da Web 2.0. Revista Científica de Educação a Distância, Vol.2, nº1, Junho, Unines: Universidade Metropolitana de Santos. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=79&path[]=45. Acedido a 03.02.2011

GOMES, M. (2009). Problemáticas da avaliação em Educação Online. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf. Acedido a 03.02.2011


Vídeo:  http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/video/cw3400001/

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