Desafios referentes à implementação de práticas de E-learning

Este foi o tema que escolhemos para o trabalho de grupo.

Optamos por elaborar uma apresentação electrónica com um pequeno resumo sobre o tema e incluimos uma banda desenhada alusiva à temática.

E-learning

Ponto de vista tecnológico:
Tem como suporte a Internet e os serviços de publicação de informação e de comunicação que esta disponibiliza;
Ponto de vista pedagógico:
Implica a existência de um modelo de interacção entre professor/aluno, numa perspectiva colaborativa.

De acordo com “Elliot Masie (1999): E-learning is the use of network technology to design, deliver, select, administer, and extend LEARNING.” (Gomes,2008:235)

Contextos de E-learning

1- Apoio tutorial ao ensino presencial:
Disponibilização de materiais on-line (e-conteúdos);
Sugestão de recursos on-line;
Interacção on-line (esclarecimento de dúvidas, debates, colaboração);
2- Modelos de formação mistos (blended-learning):
Articulação entre actividades de regime presencial e actividades on-line;
3- Formação a distância:
Interacção frequente entre aluno/professor;
Adopção de estratégias de trabalho colaborativo envolvendo alunos e professores.

Desafios das práticas de E-learning

Apesar da crescente aceitação das práticas de e-learning, são várias e de diversa natureza as resistências a este novo paradigma de educação/formação.

Desafios individuais
  • Evitar a exclusão digital (problemas de literacia digital, problemas com custos de equipamentos e comunicações, carências nas infra-estruturas tecnológicas, desrespeito pelas normas de acessibilidade digital);
  • Quebrar a resistência à mudança.

Desafios institucionais
Ao nível das infra-estruturas e apoio técnico:
  •  melhorar as infra-estruturas tecnológicas e serviços técnicos de suporte;
  •  elevar o nível da qualidade (hardware e software);
  •  alargar os sistemas de rede de banda larga e wireless;
  •  administrar adequadamente uma plataforma de gestão de aprendizagem;
  •  possuir meios humanos com competências para assegurar o bom e contínuo funcionamento da instituição.

Ao nível da gestão administrativa:
  •  aceitar que os serviços são associados aos “serviços académicos”;
  •  compreender a importância para a imagem e credibilidade da instituição;
  •  optimizar das tarefas administrativas (evitar a duplicação).

Ao nível das competências e reconhecimento profissional:
  •  aumentar o número reduzido de professores disponíveis com motivação;
  •  reconhecer e apoiar institucionalmente os professores;
  •  estimular as escassas iniciativas e alargar a outros membros do corpo docente;
  •  assegurar formação adequada.

Ao nível da disponibilização de conteúdos e recursos pedagógicos:
  •  identificar as necessidades ao nível dos recursos pedagógicos;
  •  produzir recursos pedagógicos ajustados;
  •  disponibilizar e-conteúdos que facilitem a aprendizagem autónoma;
  •  gerar ambientes de aprendizagem multidimensionais;
  •  apoiar os docentes na produção dos seus materiais;
  •  criar repositórios de conteúdos digitais (Moodle);
  • assegurar o acesso on-line a todos os recursos;
  •  incentivar a utilização do e-learning aos vários agentes educativos;
  •  compatibilizar o e-learning com as práticas de ensino tradicionais.

Vantagens da aplicação do E-learning 

  • Permite grande flexibilidade em termos de gestão dos tempos e dos espaços de formação;
  • Facilita as práticas de formação ao longo da vida;
  • Evita futuras situações de exclusão social, profissional e tecnológica;
  • Formação centrada no aluno e desenvolvida numa perspectiva colaborativa;
  • Diversificação da oferta formativa;
  • Diversificação de públicos.

Prática de E-learning nas Nossas Escolas

  • As práticas de e-learning têm um carácter informal e reduzidas a um pequeno grupo de docentes;
  • Surgem num contexto de experimentalismo totalmente voluntário;
  • Tem suporte na plataforma Moodle, sendo ainda muito reduzida a questão da interactividade e do trabalho colaborativo;
  • A equipa PTE tem vindo a promover sessões para partilha de conhecimentos e divulgação de boas práticas.

 

Referências

GOMES, Maria João (2008). Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades. Revista e-Curriculum, PUCSP – SP, Volume 3, número 2, Junho. Disponível em http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/gomesmj_08.pdf. Acedido a 28/01/2011.

GOMES, Maria João (s.d.). E-learning: reflexões em torno do conceito. Disponível em http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/06MariaGomes.pdf. Acedido a 28/01/2011.

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